No ano de 2011, Aala El-Khani, uma psicóloga síria, no seu primeiro ano de doutorado, Universidade de Manchester School of Psychological Sciences, quando ao enfrentar a guerra e assistir as notícias, ao perder vários membros da família de maneiras realmente horríveis, ela sentava e se reunia com sua família e assistia à TV e via as cenas: bombas destruindo edifícios, caos, destruição e pessoas gritando e correndo. Ela tinha 2 filhos de 5 e 6 anos e começou a se perguntar:
“como seria educar meus filhos em uma zona de guerra e em um campo de refugiados. Meus filhos mudariam? Os olhos brilhantes e felizes da minha filha perderiam o brilho? A natureza realmente descontraída e despreocupada do meu filho se tornaria temerosa e retraída? Como seria lidar com a guerra? Eu também mudaria?”
Foi então, que Aala se aproximou da sua professora de doutorado, Rachel Calam, com a idéia de usar suas habilidades acadêmicas para fazer alguma mudança no mundo real. Com o apoio dos professores, ela visitou o campo de refugiado na Siria e na Turquia pra conhecer de perto as necessidades e a equipe encontrou uma forma de ajudar: distribuir 2 panfletos de informação através de invólucros de pão.
Num folheto havia informações sobre como eles poderiam sustentar a si mesmos e seus filhos, tais como informações como passar tempo conversando com seu filho, mostrando-lhes mais carinho, sendo mais paciente.
No outro pedaço de papel e uma caneta, havia um questionário de feedback e uma caneta. Das 3.000 famílias houve uma resposta incrível de 60%. Importante foi ver a gratidão expressada em não se esquecerem deles e de seus filhos!
(http://www.ted.com/talks/aala_el_khani_what_it_s_like_to_be_a_parent_in_a_war_zone/transcript?language=pt)
Ao assistir esta palestra do TED, fiquei pensando nas crianças cujas famílias não estão em zona de guerra mas suas famílias vivem em uma verdadeira guerra.
Como mães que não se sentem seguras com seus esposos, mas não encontram saída, não vêem a luz no túnel, podem se manter saudáveis e a seus filhos?
Como pais que não estão satisfeitos com o comportamento de suas esposas podem manter sua família?
Tenho procurado dar minha contribuição através dos posts, vídeos e também através do Club Mindset do Relacionamento.
Momento Coaching?
O que você pode fazer para ajudar a seus filhos a se sentirem mais seguros?
Seria controlando mais os programas de TV?
Seria controlando o horário de uso de celular, internet e só depois de cumprimento de tarefas: domésticas, escolares, leitura….?
Seria desligando a TV e os celulares, internet e se reunindo para “contar casos”, conversar?
O que você vai fazer para melhorar a sua saúde mental e a de seus filhos?
Se você está nessa situação, como eu poderia lhe ajudar?
Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e… Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!
Club Mindset do Relacionamento – um espaço para a construção de Mindset, Auto Estima e Relacionamento.
0 comentário