Coração Partido pode ser resultado de Relacionamento.

Relacionamento conjugal é o único relacionamento em que se deve ter os 3 tipos de amor: ágape (amor divino); philia (amor amizade) e eros (amor sexual).

Hoje quero lhe convidar a refletir, principalmente, no relacionamento interpessoal entre familiares e amigos.

Jesus disse:

“Ouviste o que foi dito aos antigos: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. (Mateus 5.43-44)

“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam”. (Lucas 6.27)

Quando Jesus manda “amar os vossos inimigos”, ele usa a palavra grega “ágape”, que representa o amor de mão única, aquele amor só de ida, sem necessariamente ter volta.

Você pode e deve, amar até o inimigo; isto é, não lhe desejar mal, se puder ajudar em uma dificuldade, você ajuda… Mas pára aí, não dá pra ter um relacionamento mais profundo.

O apóstolo Paulo aprofunda o tema: – “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis… A mim me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor”. (Romanos 12.18-19)

Nestes ensinos você pode ver, que nem sempre depende de você para manter um relacionamento.

Foi um choque pra mim, quando me dei conta que o fato de eu amar muito uma pessoa, não significava que ela me amava com a mesma intensidade; ou que eu não amava da mesma forma, pessoas que demonstravam grande amor por mim!

Que conclusão você chega?

Você só pode ser amigo, isto é, ter amor philia, com quem quiser ser seu amigo!

Nem sempre vai depender de você, porque amizade é como uma plantinha que tem que ser nutrida, regada… Amizade é uma estrada de mão dupla: você dá e você recebe!

Um relacionamento conjugal que traz grande satisfação mútua será aquele, que além do amor eros e o amor ágape, há um amor philia, porque assim os cônjuges serão verdadeiros amigos.

Para um relacionamento de amor philia, de amigos, em qualquer relacionamento interpessoal há um limite, há uma linha que a partir dali, só se caminha de mãos dadas!

Se não se puder andar de mãos dadas, há que se caminhar sozinho, ainda que seja de coração partido, pela ausência a pessoa amada!

Momento Coaching

1. Como você tem vivido os 3 tipos de amor em seus relacionamentos?

2. Você tem vivido o amor agape, até com os “inimigos”?

3. Você tem insistido em viver o amor philia com quem não quer ser seu amigo?

Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e… Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

Club Mindset do Relacionamento é um programa online onde você pode exercitar o Pensar Saudável, ter Auto Estima em Alta e  encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites.


1 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *