Como é ter um Relacionamento na UTI?

Somos seres sociais e nos relacionamos uns com os outros, nos relacionamos com nossas familiares, com nossos amigos, com patrões, empregados, clientes, fornecedores… E com nosso cônjuge!

Porém, relacionamentos românticos em que se pensa compartilhar toda uma vida juntos, em muitas situações, se tornam difíceis. Mas terminar um relacionamento não é fácil nem conforme a idade passa nem com o aumento da experiência.

O medo de enfrentar o desconhecido pode ser maior do que o sofrimento de um relacionamento desgastante, muitas vezes degradante e indignante, em que não contribui para o crescimento e o bem estar nem do cônjuge, nem dos filhos, nem pessoal.

A seguir temos alguns sintomas de relacionamentos que já estão na UTI:

  1. Não há confiança mútua.

Quando falta a confiança, todas as atitudes, motivos, razões e comportamentos são questionados.

Quando falta a confiança, o que surge é a inveja, a raiva, a possessividade e outros sentimentos negativos que envenenam o relacionamento já tênue.

  1. As afinidades, os valores, os interesses divergem.

Cada pessoa tem uma forma de ver a vida, tem valores com respeito aos mais diferentes temas: educação conservadora ou liberal; sentimento religioso, céptico ou mundano; ser ético ou corrupto…

A lista pode continuar a aumentar muito.

Quando os valores, as afinidades, os interesses se chocam a convivência se torna muito difícil.

  1. O cônjuge não é incluído nos seus sonhos.

Sempre estamos sonhando, fazendo planos para o futuro.

Em um relacionamento é muito forte a ideia de se criar um futuro juntos, se você não pode ver um futuro em que seu cônjuge esteja incluído, essa ausência é um sintoma muito grave.

Psicologicamente ele não está fazendo parte do seu inconsciente, da sua parte de sustentação, da sua base emocional.

  1. Você fica apavorado com a ideia de continuar casado.

Se a ideia de continuar casado e passar os resto dos seus anos lhe aterroriza… então, o tratamento precisa ser urgente.

  1. Estar juntos não causa mais alegria.

Já não se divertem juntos.

Não há mais prazer em compartilhar o tempo, ao contrário, ocorrem desavenças, desentendimentos, tristezas e não mais alegria.

Os dias se tornam pesados, rotineiros, sem alegria.

Sintoma de um relacionamento na UTI.

  1. Suas fantasias não são com seu cônjuge.

Uma característica da natureza humana é a capacidade de sonhar e criativamente imaginar o que pode ou não ter sido, ou imaginar tudo o que poderia ter sido, em qualquer uma forma positiva ou negativa. Suas fantasias afetarão negativamente o seu relacionamento, quando você está canalizando suas energias com outra pessoa, em vez de escolher para sonhar com seu cônjuge.

Talvez seja o/a colega de trabalho bonito/a que sempre senta ao seu lado e compartilha lanches com você, ou o barista no café que o/a conhece pelo nome e lhe dá um sorriso especial.

Se você estiver indo por este caminho, então talvez você já tenha desistido de seu relacionamento psicologicamente e emocionalmente, e então precisa entrar em tratamento intensivo e urgente.

  1. Você percebe que ele ou ela se tornou um estranho.

Como último sintoma que indica uma enfermidade terminal em qualquer relacionamento, é ver como um estranho, a pessoa que você sonhou passar o resto de sua vida.

Você não tem os mesmos ideais, os mesmos sonhos, as mesmas obrigações de suporte um com o outro como tinha antes. Seu cônjuge já não é a pessoa com quem você se apaixonou.

Continuar com um relacionamento assim é impossível, falso, e injusto, tanto para si mesmo como para a outra pessoa envolvida.

A vida é muito curta, afinal de contas!

Momento Coaching

1.  Quantos sintomas você encontra em seu relacionamento?

2. Seu casamento está na UTI?

Se a resposta for negativa será necessário entrar em tratamento intensivo urgente.

Excluindo determinadas situações, terapeutas familiares concluíram, que a energia gasta em um divórcio é muito maior do que a energia gasta para se salvar um casamento.

Se este artigo contribuiu para você, deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e… Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

Club Mindset do Relacionamento é um programa online onde você pode exercitar o Pensar Saudável, ter Auto Estima em Alta e  encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *