Há algum tempo atrás escrevi um artigo com o título Coração Partido.

Hoje me deparei com o TED 2017 do psicólogo Guy Winch-  “Como consertar um coração quebrado” – (How to Fix a Broken Heart).

No momento em que você se  relaciona, você pode ter seu coração quebrado, simplesmente porque o ser humano não é perfeito; logo, ele fere e é ferido!  

Uma jovem renuncia uma carreira brilhante para acomodar-se aos planos do namorado e meses depois ele termina o namoro pelo celular, o resultado é um coração partido.

Outra jovem confia que seu namorado pode curar-se de uma enfermidade psiquiátrica, se casa e para preservar sua saúde mental e de seus filhos, precisa optar pelo divórcio, o resultado é um coração partido.

Um jovem dedica sua vida para construir uma vida de estabilidade financeira pra sua família e sua esposa o trai, se divorciam, o resultado é um coração partido.

Amigos se decepcionam justamente com os seus melhores e mais confiáveis amigos, o resultado é um coração partido.

Os relatos podem ser inesgotáveis.

Quando se rompe um relacionamento amoroso é muito importante saber a causa do por que  o relacionamento terminou, para que se possa assimilar melhor o acontecimento.

Mas o que acontece é que a dor emocional é tão grande, que sua mente não aceita explicações simples, a causa deve ser tão drástica quanto a dor, por isso você não pode confiar nas razões da sua mente.


“Estudos cerebrais mostraram que a retirada do amor romântico ativa os mesmos mecanismos em nosso cérebro que se ativam quando os adictos estão se retirando de substâncias como cocaína ou opióides”. (Guy Winch)

E como não se pode ter a Heroína ( o relacionamento), a mente inconsciente escolhe a Metadona (as lembranças do relacionamento).

“A Metadona é um narcótico do grupo dos opióides utilizado principalmente no tratamento dos toxicodependentes de heroína e outros opióides.

A metadona é praticamente idêntica nas suas propriedades à morfina, agindo nos mesmos receptores e com os mesmos efeitos. Diferenças importantes incluem maior duração de acção (24h contra 8h da morfina e menos ainda da heroína) e síndrome de abstinência física mais leve, mas mais prolongado. Além disso o facto de não ser injectada mas consumida via oral, evita sintomas de grande prazer súbito que ocorrem com a heroína, o que ajuda a vencer a dependência psicológica”.  (Wikipédia)

Todo tempo gasto em reviver as lembranças do passado vivido no relacionamento, você está “alimentando o seu vício”, aprofundando a sua dor emocional e retardado sua recuperação.

Nenhuma explicação de separação será suficientemente satisfatória para retirar sua dor emocional.

8 Dicas para consertar um Coração Partido

Dica 1 – Aceitar o motivo da separação

O primeiro a se fazer é aceitar a explicação do rompimento do relacionamento ou dar uma explicação para a separação.

Dica 2 – Aceitar que o relacionamento acabou

O segundo a se fazer é aceitar que acabou, para que sua mente não alimente a esperança e dificulte a cura do seu coração partido.

Dica 3 – Lembrar dos acontecimentos frustrantes

Se você quer aumentar o amor por uma pessoa, você deve pensar o melhor dessa pessoa, procurar se fixar em suas qualidades, em suas virtudes.

Mas pelo contrário, se você quer esquecer uma pessoa, você deve lembrar do quanto ela lhe magoou, como o relacionamento foi frustrante, como o relacionamento lhe fez mal.

“A facilidade com a qual a nossa mente faz o oposto absoluto do que precisamos para recuperar é notável. Uma das tendências mais comuns que temos quando o nosso coração está quebrado é idealizar a pessoa que a quebrou. … O que eu digo aos meus pacientes é compilar uma lista exaustiva de todas as formas em que a pessoa errou com você, todas as más qualidades,…  depois mantê-lo no seu telefone… qualquer sugestão de idealização ou o menor suspiro de nostalgia …. lembrar, “Telefone, por favor”. (Guy Winch)

Dica 4 – Um coração quebrado afeta sua cognição.

O Sistema Límbico (das emoções) está intimamente ligado ao Sistema Cognitivo, logo um coração partido pode afetar o seu funcionamento intelectual, diminuindo temporariamente o seu QI, dificultando a realização de tarefas complexas que envolvem lógica e raciocínio.

Dica 5 – Um coração quebrado é uma lesão psicológica complexa.

Apresenta todas as características da perda e dor tradicional: insônia, pensamentos intrusivos, disfunção do sistema imunológico, do sistema cognitivo, podendo apresentar depressão clinicamente mensurável.

Dica 6 – Coração quebrado também pode afetar sua vida social

Ao romper um relacionamento, você pode ser privado de participar de eventos sociais que estava acostumado a frequentar. O vazio deixado pode ser muito superior ao que a pessoa amada ocupava.

Dica 7 – Identifique os vazios deixado no coração partido.
– Os vazios em sua identidade: Quem você é, qual é a sua vida.

– Os vazios em sua vida socialProcure preencher todos os vazios.

Dica 8 –  Ajude um amigo com coração partido.

Com compaixão, pois o apoio social será importante para sua recuperação.

Com paciência, porque leva tempo curar um coração partido.


Momento Coaching

Se você está com seu coração partido, quais dessas dicas você pode colocar em ação para restaurar o seu coração?

Club Mindset do Relacionamento é um programa online, onde você poderá exercitar o pensar saudável para ter uma Mente Sana, uma Auto Estima em Alta e encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites, sem um alto custo e sem entrar em sua intimidade.

 

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *