Todos desejam e buscam a felicidade. Mas como alcançá-la? A maioria das pessoas gastam toda a sua vida em busca de riqueza, poder, fama pensando que assim irão encontrar a felicidade. Mas é esse o caminho da felicidade?

Em novembro de 2015, Robert Waldinger, o diretor do maior e mais longo estudo (uma pesquisa que já contava 75 anos) sobre o Desenvolvimento Adulto, feito pela Universidade de  Harvard, apresentou o TED – Do que é feita uma vida boa? Lições sobre o mais longo estudo sobre felicidade.

Nessa pesquisa foram estudadas pessoas desde a sua adolescência até a velhice, para conhecer o que realmente mantém as pessoas felizes e saudáveis. Dos 724 homens que começaram a pesquisa ainda estavam vivos 60 em 2015 e agora começam a ser estudados mais de dois mil filhos desses homens.

Robert Waldinger apresenta 3 grandes lições desse longo estudo:

1a. Lição – Relacionamentos são muito bons e solidão mata.

As pessoas que se relacionam bem com a família, com os amigos, com a comunidade são mais felizes, saudáveis e vivem mais.

As pessoas solitárias são menos felizes, a saúde decai na meia idade, seu cérebro deteriora mais cedo e vivem menos.

2a. Lição – O importante não é o número, nem o quão sério é o relacionamento e sim a qualidade do relacionamento próximo.

Viver em ambiente de conflitos afeta mais a saúde do que o divórcio. O que protege a sua saúde e proporciona felicidade é viver em meio a relações afetuosas e amorosas.

3a. Lição – Bons relacionamentos protegem não somente o seu corpo, mas também o seu cérebro.

Chegar aos 80 anos em um relacionamento, com uma pessoa em que você pode confiar em caso de necessidade, protege suas memórias. Quando não há esse relacionamento de confiança, a memória entra em declínio. O interessante é que esses relacionamentos não necessitam ser um “mar de rosas”, as pessoas podem discutir e discordar , mas se há confiança um no outro, suas memórias não são prejudicadas.

Os pesquisadores propuseram a seguinte pergunta: Conhecendo esses homens aos 50 anos, poderíamos prever quão felizes e saudáveis seriam aos 80 anos? Como haviam coletado seus dados, observaram que não foram os seus índices de saúde, como colesterol, que previram como iriam envelhecer e sim o quanto estavam felizes em seus relacionamentos aos 50 anos.

Quanto mais felizes foram os seus relacionamentos aos 50 anos, mais saudáveis foram aos 80 anos! E mais, ao adoecerem aos 80 anos, os que viviam relacionamentos felizes, nos dias em que sofriam dores, o seu humor não era alterado. Porém, os que viviam relacionamentos infelizes, suas dores físicas eram intensificadas pela dor emocional.

Ao analisar as lições dessa pesquisa vemos que há uma única conclusão: o que resulta em saúde e felicidade são os bons relacionamentos! Relacionamentos de confiança, de afeto, de cumplicidade, de amor. Quanto mais cresce as cidades, mais as pessoas vivem solitárias em meio a multidão e solidão enferma, mata!

Sempre digo: Dá muito menos trabalho ser feliz do que viver em brigas, desentendimentos, desunião!

Mas lembre-se, o primeiro e mais importante relacionamento é o seu relacionamento espiritual. A paz interior resultante desse relacionamento com o Criador, afetará o seu relacionamento consigo mesmo e com os demais.

Que tal desligar a TV para “contar casos”, parar para conversar, sonhar, planejar uma viagem, contar o que passou durante o dia?

Que tal perdoar-se, perdoar quem lhe ofendeu e pedir perdão para quem você ofendeu? Penso que Perdão é a base da saúde mental.

Robert Waldinger termina sua palestra do TED, citando a frase de Mark Twain: “Tão curta é a vida, não há tempo  para discussões banais, desculpas, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar, e mesmo para isso, é só um instante”.

Momento Coaching

Se você é jovem, e  corre atrás de riquezas, poder, fama, lazer em busca de ser feliz, que tal refletir sobre as conclusões dessa pesquisa e investir em um relacionamento que lhe proporcionará saúde e felicidade?

Se você já vive um relacionamento, que tal trabalhar para que o seu relacionamento seja um grande investimento para a sua saúde e a sua felicidade presente e futura?

Fonte: TED – Robert Waldinger – Do que é feita uma vida boa? Lições sobre o mais longo estudo sobre felicidade. https://www.ted.com/talks/robert_waldinger_what_makes_a_good_life_lessons_from_the_longest_study_on_happiness/transcript?language=pt-br

Club Mindset do Relacionamento é um espaço para você construir seu Mindset, sua Auto Estima e seu Relacionamento.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *