Quando você estava namorando, quantos sonhos, quantos desejos e votos de felicidade, não é mesmo?

Em tempos em que os divórcios ocorrem com a velocidade dos casamentos é muito importante fazer o que for possível para que seu casamento seja o que você sonhou.

Pensando em como você pode manter um relacionamento duradouro, passo a compartilhar 7 dicas para um Casamento Feliz:

1. Aceite o seu cônjuge como ele é.

Você se casou  com ele/ela, porque ele/ela lhe agradou. Quando você começa a criticar o seu cônjuge, pelo motivo que for, você está lhe dizendo que ele/ela não lhe agrada. Críticas é o que mais destrói o relacionamento, porque pode acabar com a Auto Estima de seu cônjuge.

2.Elogie sempre que possível.

A maior necessidade do ser humano é ser amado, sentir-se amado, sentir-se aceito. Quando faz um elogio, você está dizendo que algo lhe agrada, que você gosta de algo do seu cônjuge. Por isso as críticas são tão destrutivas, pois as críticas falam do que você não gosta no seu cônjuge. Se não puder elogiar, não critique. Jamais critique ou fale de intimidades do casal em público.

3.Reconheça que você comete erros.

Uma das coisas que mais me ajudou, nesses 46 anos de casada é reconhecer que eu também cometo erros, que eu não sou perfeita. O melhor que você pode fazer é reconhecer sua imperfeição, assim você não será tão exigente com seu cônjuge.

4.Faça algo para agradar seu cônjuge.

Procure fazer algo para agradar seu cônjuge. Descubra as coisas que ele/ela gosta para surpreendê-lo/a. Tão importante quanto agradar o seu cônjuge é reconhecer o que ele/ela está fazendo para agradá-lo/a!

Muitas vezes será necessário ceder em alguma coisa para agradar o seu cônjuge, desde que não comprometa crenças e valores.

Enfim,  sejam gentis um com o outro! Jamais aceitem grosserias um com o outro. Pois onde falta a admiração e o respeito, o amor definha!

5.Cumpra com suas responsabilidades.

Casamento significa uma vida a dois compartilhada. Tudo é compartilhado: trabalho, gastos, deveres, cuidados com os filhos, cuidados com a casa, lazer. Quando um dos cônjuges não cumpre com suas responsabilidades, o outro cônjuge fica sobrecarregado. 

6.Seja confiável, transparente.

Sempre pensei que se meu esposo tiver ciúmes ou desconfiar de mim estaria me ofendendo.

O cônjuge deve viver de tal maneira que não desperte ciúmes ou desconfiança em seu cônjuge.

Hoje vivemos na era digital, as senhas não devem ser escondidas, mas o cônjuge deve respeitar a intimidade do outro. O casal deve ser interdependente! 

7.Seja sensível às necessidades do seu cônjuge.

Em qualquer relacionamento é muito importante estar atento às necessidades do outro: seja entre pais e  filhos, familiares, amigos e principalmente entre cônjuges. Validar a necessidade do outro, nos pareça lógico ou não, faz toda a diferença no relacionamento.

Uma necessidade importantíssima é dar atenção: ouvir, conversar, ajudar, consolar, renunciar um desejo, estimular, motivar, cuidar! E para tudo isso é necessário investir tempo no outro!

Momento Coaching

Você tem praticado essas Dicas?

Tem alguma Dica que você precisa colocar em prática?

Há alguma Dica que você pode acrescentar, para tornar o seu casamento mais feliz?

Club Mindset do Relacionamento é um programa online onde você pode construir o seu Mindser, a sua Auto Estima e o seu Relacionamento.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *